5 Motivos para visitar Penafiel

by - junho 09, 2019

"...Penafiel é uma terra abençoada..."

Este lema tão conhecido pelos penafidelenses demonstra a paixão que todos partilham por esta terra. Há muito que temos este post idealizado e hoje queremos apresentar-vos 5 motivos para visitar Penafiel.



Quinta da Aveleda

A 5 minutos do centro da cidade, situa-se a Quinta da Aveleda e temos que admitir que a Natureza é soberba. As paisagens escondidas por detrás de altos muros de granito e os portões senhoriais, são de cortar resispiração. 




Construída pela aristocracia rural local: a Familia Guedes, a Quinta da Aveleda foi totalmente remodelada e adaptada para o fabrico de vinhos no século XIX, preservando a essência do seu jardim, da casa senhorial e a sua identidade original. Para além do vinho verde, a Quinta da Aveleda também é conhecida pelos jardins (em estilo Inglês), pelo seu património histórico-cultural, pelas compotas e queijos que fazem as delícias dos seus visitantes.
Na quinta podemos encontrar desde vários jardins, uma torre de cabras anãs até várias casas (follies) que se encontram espalhadas pela propriedade.




Localização
Rua da Aveleda, nº2
4560 - 570 Penafiel

T. +351 255 718 200
E. info@aveleda.pt



Castro de Monte Mozinho

Acreditam que o Castro de Monte Mozinho foi fundado a I d.C?
O Castro de Monte Mozinho integra a Rede de Castros do Noroeste Peninsular.
O Castro de Monte Mozinho, nas freguesias de Oldrões e Galegos, concelho de Penafiel, é um povoado fortificado de altura que ocupa um cabeço destacado da serra, com 408 m de altitude. Povoado castrejo de época romana, fundado no século I d.C. mas com uma ampla cronologia de ocupação, que chega mesmo a atingir o século V, é fortificado com duas linhas de muralhas. O castro possui uma extensa área habitada, com cerca de 22 hectares, e apresenta diversas reformulações urbanísticas, sendo possível observar vários tipos de construção, desde núcleos de casas-pátio de tradição castreja, com compartimentos circulares e vestíbulo, às complexas habitações romanas de planta quadrada ou retangular.
As escavações no castro de Monte Mozinho tiveram início em 1943, retomadas em 1974, e desde então não mais pararam, podendo o espólio ser visto no Museu Municipal de Penafiel. Inaugurado em 2004, o Centro Interpretativo do Castro de Monte Mozinho constitui um núcleo museológico do Museu Municipal.




Localização
Lugar de Vilar
4560-122 Galegos



Aldeia de Quintandona

A beleza da paisagem e da arquitetura de Quintandona saltam à vista logo à chegada. Recheada de história, a aldeia pertence à freguesia de Lagares e ao concelho de Penafiel, estando próxima dos centros urbanos, o que não a impede de preservar toda a tradição. A sua arquitetura é singular: as construções da aldeia utilizam três materiais diferentes: granito, xisto e lousa, que lhe conferem uma personalidade muito própria.






Locais para comer: Winebar Casa da Viúva
Locais para dormir: Casa Valxisto



Museu de Penafiel

O Museu Municipal de Penafiel, situado em pleno centro histórico e comercial da cidade e num dos edifícios mais emblemáticos para a comunidade penafidelense. Recebeu mais de dez distinções diferentes, entre elas o Melhor Museu Português em 2010
Foi inicialmente constituído em 1948 junto da Biblioteca, no palacete do Barão do Calvário e posteriormente foi instalado no palacete Pereira do Lago, na Rua do Paço, num edifício recuperado pelos arquitetos Fernando Távora e Bernardo Távora.
O espaço museológico divide-se em cinco salas, cada uma delas com uma temática diferente. A sala da identidade é onde existem vários objetos de coleção, a do território é onde se encontra a peça de design com o nome de “Olhómetro” que permite ver a região, a da arqueologia que retrata cinco milénios de história, a sala dos ofícios que mostra a arte do ferro e da madeira e finalmente a sala da terra e da água que retrata a atividade piscícola moageira de Penafiel.

Fica bem no coração da cidade, facilitando a visita ao centro da cidade onde se encruzilham as fachadas antigas e a modernização do comércio.





Localização
R. do Paço, s/n
4560-485 Penafiel

T. +351 255 712 760 

E. museu.penafiel@cm-penafiel.pt



Mosteiro de Paço de Sousa

Mosteiro de Paço de Sousa, também referido como Mosteiro do Salvador de Paço de Sousa localiza-se em Paço de Sousa, no concelho de Penafieldistrito do Porto, em Portugal. É um dos 21 monumentos que integram a chamada Rota do Românico do Vale do Sousa.




É talvez o exemplo mais representativo dos edifícios românicos classificados como Monumento Nacional no município de Penafiel, e no contexto da arquitectura românica da bacia do Sousa e Baixo Tâmega, tido como modelo padronizador do românico nacionalizado. Após o grande incêndio que destruiu o interior do templo em 1927, a intervenção levada a cabo pela D.G.E.M.N. retirou-lhe todos os elementos renascentistas e barrocos presentes.
Na fachada Sul da igreja desenvolve-se o claustro barroco. Nesta igreja encontra-se o túmulo de Egas Moniz de Ribadouro, o “Aio”de D. Afonso Henriques, patrono do mosteiro.

Localização
Freguesia: Paço de Sousa
Lugar: Gamuz





You May Also Like

1 comments

  1. Tão bem escrito. 5 ótimos motivos para conhecer uma cidade apaixonante.

    ResponderEliminar