Clube Vespistas da Lixa - Viana do Castelo

by - maio 05, 2019


No passado dia 1 de maio, decidimos mascarar a nossa Maria Alice de Vespa e infiltramo-nos no carinhoso Clube Vespistas da Lixaa convite dos nossos amigos Patrícia e António (Tone),que nos recebeu de braços abertos.

A nossa Maria Alice tem feito viagens curtas, e há muito que temos prometido uma viagem "a sério".

Bem cedo, fomos ter a Felgueiras, onde nos encontramos todos e nos organizamos: vespas para a frente e as motas pesadas para trás (convém salientar que o grupo era composto desde uma Vespa 50s até uma Goldwing). 

Depois de uma pausa para o pequeno-almoço, arrancamos até á primeira paragem para um lanchinho típico português, uns belos bolinhos de amor e o vinho do Porto para aquecer a alma, já que o dia irradiava um sol marvilhoso.

Lanchinho da Manhã

Ainda só estavamos com o Vespitas da Lixa á cerca de 1h e Ele já estava a fazer amiguinhos das motas pesadas, que nos acompanhavam. Troca de contactos e ideias para as nossas "filhas a motor".

A viagem até ao centro de histórico de Viana do Castelo, foi super prazerosa com o companheirismo e orgarinazição de todos os participantes. Paramos uns minutos para o Sr. Mendes (o nosso guia), nos dar alguns pontos de referência.

1ª Paragem em Viana do Castelo

1ª Paragem em Viana do Castelo

Saímos deste porto em Viana e visitamos a zona histórica que nos abriu ainda mais o apetite para o almoço.


Sé Catedral de Viana do Castelo

Para o almoço, fomos até ao "Restaurante A Morgue" (nome suspeito 😅) que nos presenteou com um belo bacalhau e uma bela vitela.

Terminado o almoço, partimos para conhecer mais um bocadinho desta maravilhosa terra e fomos até ao Farol de Montedor que se situa no Carreço. Por simpatia, o Sr. Comandante deu-nos uma bela explicação do trabalho dele, permitiu que fossemos todos juntos ao topo (sendo que em situações normais não podem subir grupos superiores a 15 pessoas) e ainda nos presenteou no final com uma demonstração do gerador que alimenta o farol em caso de falha de energia.


Farol de Montedor - Oficina

Farol de Montedor - Escadaria
Farol de Montedor - Topo

Farol de Montedor - Motas estacionadas

Farol de Montedor - Gerador

Arrancamos do farol e dirigimo-nos até ao Santuário de Santa Luzia onde podemos apreciar a costa de Viana do Castelo e visitar a Igreja. 


Raquel e Patrícia

Santuário de Santa Luzia

Santuário - Raquel e Tiago


Foi aqui que paramos também para o lanchinho da tarde e onde a Vespa 50s, começou a mostrar sinais de cansaço. 

Depois de arrancarmos do lanche da tarde, o objetivo era seguir até casa com apenas uma paragem, paragem esta que se multiplicou por todas as vezes que a nossa 50s deixou de trabalhar devido a um cabo mal conectado. Conseguimos identificar o problema ao lanche mas como não tinhamos material suficiente, a nossa solução foi ir "remendando" como bom português e arrancar até que o cabo se soltasse e tivessemos de repetir o processo.


Vespa 50s a descansar 😃

Chegamos a casa já por volta das 22:00h. Foram 10h de condução mas chegamos de espírito lavado e com a promessa que voltaremos a passear com os Vespistas da Lixa.


O Gupo

Obrigada pela experiência.





You May Also Like

0 comments