O Cumprimento Motard e outros gestos

by - abril 29, 2018

Ainda só sonhávamos em ter uma mota e o gesto que víamos entre os motociclistas já nos fascinava. Era algo tão simples que transmitia a sensação de que todos eles faziam parte de uma família mesmo sem nunca se terem visto.
Assim que começamos a passear na Maria Alice, foi sem duvida um precioso momento aquele em que fomos cumprimentados pela primeira vez por um companheiro de estrada. Aquele gesto por parte de um desconhecido fez-nos perceber o que ainda hoje consideramos ser este gesto: uma manifestação de camaradagem.
Nós tentamos fazer o gesto sempre que podemos embora seja difícil nos dias actuais (principalmente nas horas de ponta) cumprimentar todos os motociclista com que nos cruzamos.

História

"Um Piloto chamado Barry Sheene (1950-2003), que no longínquo ano de 1971, inicio da sua carreira, sempre que vencia uma prova saudava o público e os fotógrafos com a mão em V, de vitória.
Como estamos a falar de uma época em que o uso de motos era infelizmente bem mais restrito, esse gesto foi adoptado por todos os motards da época como uma saudação muito especial entre pessoas que partilhavam os mesmos valores e espírito na estrada.·Escusado será dizer que era bem mais raro que hoje duas motas cruzarem-se em estrada daí a emoção e saudação quase obrigatória como um código entre motards. Hoje com a maior vulgarização das motas esse gesto vai-se perdendo o que me parece uma pena.Existem contudo outros gestos que também traduzem a mesma saudação, como o esticando a perna do lado em que se cruzam. "

O gesto

O gesto


Como fazer

Fazer o gesto é algo que depende um pouco do local onde nos encontramos. Em portugal por norma o gesto é feito com a mão esquerda para cima em forma de "V". Na América, o normal é o gesto ser feito da mesma forma mas com a mão para baixo. Existe ainda uma outra forma (que nos usamos algumas vezes 😁), conhecida como "very british", que consiste numa vénia ou simplesmente um levantar de mão.

Outros Gestos

Outros Gestos



Em toda esta demonstração de camaradagem, o que nos entristece-nos um pouco é a resposta que recebemos ao cumprimento. Existem muitos motociclistas que mesmo nós cumprimentando com alguma antecedência não nos dão nenhum retorno. 
Aproveitamos então este Post para pedir que não deixem morrer este gesto.














You May Also Like

0 comments